30/01/18

Caixa de ferramentas da Patri: Organização e Produtividade

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo

Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa

by patri fernandes

 

Ser mais organizada e produtiva pra ser mais criadora e criativa. Essa é a equação de palavrinhas que não saem da minha cabeça há tempos. Não é só o signo de Virgem, não é só minha personalidade, não é só a empreitada como empreendedora em que tudo – pelo menos no início – depende única e exclusivamente da gente, e também não são só os muitos projetos que quero fazer por esse mundo à fora. Tem muitos motivos que me levaram a amar esse assunto e a pesquisar e ler tudo que cai na minha mão sobre ele.

 

Sei que esse é um tema super batido e que tem gente que tá virando os olhos como no meu emoji preferido (que é esse aqui 🙄).

 

Na verdade, na verdade, meu interesse maior sempre foi a combinação de organização e produtividade.

 

Mas, como esse assunto ainda instiga polaridade, já que tem os “deixe a vida me levar” e os “psicho das pastinhas e etiquetas”, vale um esclarecimento importante antes de seguirmos para o que interessa:

 

1- Organização pra mim é: tranquilidade e conforto. Sim, fico muuuuito mais tranquila e criativa quando não há interferências tirando minha atenção ou energia. Me sinto melhor num ambiente mais bonito, sem coisas jogadas por todos os lados. Amo produzir com caderninhos e canetas diferentes e que são a minha cara, numa mesa cheia de coisas que me trazem alegria, conforto, boas lembranças. Tudo no lugar, mas do meu jeito.

 

2- Organização pra mim não é: em preto e branco, difícil, burocrático, escravidão. Nada de ficar presa, de fazer tudo quadradinho, chato.

 

3- Produtividade pra mim é: ser capaz de produzir. No meu ritmo, nos meus termos.

 

4- Produtividade pra mim não é: linha de montagem, fazer tudo a qualquer custo, sem pausa, sem reflexão. Aqui aquela coisa toda que o Chaplin mostrou em seu Tempos Modernos de 1936 de máquina de moer gente não tem vez.

 

Tudo colocado organizadamente 🙂 vamos ao que interessa 😉

 

Organização + Produtividade = Felicidade

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo

Falar de organização e produtividade, pelo menos pra mim, é focar numa combinação que vai me possibilitar fazer o que tenho e quero fazer, de uma maneira mais feliz, tranquila, muitas vezes divertida e empolgante.

 

Acredito que dessa forma (e meu dia a dia tem provado isso) evito perder tempo com o que não importa e nem interessa e abro espaço pra ser mais criativa, pra explorar e, principalmente, pra pensar e produzir.

 

Quando a gente muda de vida por motivos e valores tão fortes quanto os que me levaram a empreender, tem aquelas coisas que são (ou se tornam) mais preciosas. Hoje meu tempo e minha energia têm destino certo e só são investidos em coisas, pessoas e lugares escolhidos a dedo, com muito carinho e cuidado. Aqui não entra nada pro forma, por pura formalidade, sem sinceridade, apenas para manter as aparências.

 

Meus dias são cheios de tarefas e pessoas que entram lá porque quero, porque estão alinhados com meu propósito, com meu estilo, porque me fazem bem.

 

E foi essa duplinha organização + produtividade que me ajudou no processo de transição do mundo corporativo para o empreendedorismo. Tem sido tão legal que até meus clientes acabam entrando na dança e adotando algumas das minhas ferramentas preferidas.

 

Por isso, compartilho hoje minha caixa de ferramentas, meu Top #7 de coisinhas maravilhosas que encontrei (e até criei) por essa vida.

 

Espero que elas também te inspirem a buscar seu próprio jeito de criar. Pra mim é assim que tem de ser.

 

Tool #1: kit brick lane

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo (Calendário; Calendar; Schedule)

Lembra que no outro post sugerimos um plano de 90 dias (Se não viu, leia ele aqui )? Pois se você ama as facilidades dos apps e do mundo digital assim como eu, mas é super visual, ama papelaria e precisa ter tudo à vista o tempo todo, tenho um presentinho pra você!

 

Criei um kit de brick lane pra você organizar sua rotina 😉

 

Ele é composto por Calendário Mensal, Planner Semanal e Diário e você pode fazer o download gratuitamente now

 

Vou te mostrar abaixo como uso todos eles 🙂

 

Ah, e quero ouvir sua opinião depois de usar, tá? Me conte lá nos comentários o que achou desses materiais, se te ajudaram, se preciso pensar em mudanças etc.

 

Calendário Mensal

Imprimo o Calendário Mensal (formato A4) e preencho com os momentos mais importantes do mês relacionados ao meu planejamento, seja para os trabalhos de brick lane ou outros projetos (pessoais inclusive).

 

Por exemplo, os posts do nosso Blog, como este que está lendo, seriam os conteúdos mais importantes que produziríamos em Janeiro, então eles vão para o calendário. Também tenho outros projetos rodando, relatórios, reunião com clientes etc. Tudo isso vai para o calendário e fica num mural pra facilitar a visualização.

 

Se algo novo chegar e considerarmos “Milestones” ou “Marcos Importantes”, vão todos para o calendário mensal.

 

Planner Semanal

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo (Calendário; Calendar; Schedule; planner)

Louca da papelaria que sou já tive todo o tipo de caderno, agenda, planner, controle de produtividade e tarefas.

 

No primeiro semestre do ano passado usei o Productivity Planner e depois quis experimentar outra coisa e decidi fazer um Bullet Journal.

 

Amava o Productivity, mas ele tinha um problema: praticamente nenhum espaço pra anotações. Aí achei que o Bullet seria a melhor solução, já que faria tudo do meu jeito, usando aquilo que se encaixava no meu estilo e necessidades. Mas, qual não foi minha surpresa que peguei um bode ABSURDO do Bullet Journal!

 

E olha, até poderia ter sacado isso antes… Pra qualquer empreendedor, tempo é um dos itens mais preciosos. Ainda mais pra alguém como eu, que quer ter uma vida mais equilibrada, transformar os projetos do sonho em realidade, experimentar… Um dia conto com mais detalhes sobre minha trajetória, mas resumindo: deixei o mundo corporativo no final de 2016, pois há tempos não haviam muitas coisas que me inspiravam no trabalho e quem me conhece de perto sabe o quanto me envolvo em tudo que faço, no quanto acredito no trabalho com curiosidade, entusiasmo e alma.

Além disso, sou apaixonada por fotografia, literatura, design (especialmente gráfico), arquitetura, decoração, artes plásticas e coisinhas de papelaria, ou seja, É MUITA COISA, MINHA GENTE!

 

E ainda tá chegando mais! Estou trabalhando em outros projetos que ainda são segredinhos, mas enfim, fazer Bullet Journal precisa de tempo, muuuuito tempo, e quero usar melhor meus dias.

 

Por isso, pesquisei, pesquisei, pesquisei e não encontrei nada que tivesse tudo aquilo que preciso num único lugar. Até comprei um planner na Milligram, uma papelaria incrível da Austrália. Mas sabem como é né, Correios… Estou esperando ele chegar há mais de dois meses!

 

Aí disse pra mim mesma: Chegaaaaaaaaaa! Você adora design gráfico (na verdade queria ter sido arquiteta e designer, além de jornalista…). Você sabe do que precisa. Você tem as ferramentas. Purfa, Patri, vai lá e faz!

 

E foi isso 😉 Eu mesma fiz o Calendário Mensal,  esse planner semanal e o diário do jeitinho que queria!

 

Preparo o Semanal toda sexta-feira. Tiro um tempo para checar como foi a semana, quais atividades planejadas consegui executar, o que teve de ser adiado e o que tenho para a próxima. Tudo isso seguindo o planejamento de 90 dias e na sequência natural das coisas pra deixar tudo mais fácil, mantendo o olho nas prioridades, tarefas de dia a dia e compromissos.

 

No Semanal já indico quais são minhas 5 prioridades da semana. Podem ser objetivos ou tarefas mesmo. O que importa é ser criteriosa com o que deve ser feito de qualquer jeito e todo o resto. Preparando ele fica muito mais fácil organizar minhas atividades diárias depois.

 

Planner Diário

Aqui é que a mágica acontece! Com ele distribuo as prioridades, tarefas e compromissos ao longo da Semana.

 

Pra ficar mais fácil de entender, vou dar um exemplo: vamos considerar que nesta sexta tenho que me preparar para uma reunião de fechamento de um projeto com um dos meus clientes de consultoria.

 

Seguindo um pedacinho do GTD do David Allen (conto sobre ele no post de planejamento e também mais abaixo), penso nisso como um projeto individual, ou seja, o que tenho de fazer para que a reunião aconteça e seja incrível?

 

Bom, primeiro penso no objetivo dessa reunião e nos materiais que precisarei apresentar. Já terminei e enviei o relatório mensal do Ciclo 1 de Conteúdo, tenho pronto o Manual de WordPress, preciso finalizar o eBook que entrego no fim de toda consultoria contendo todas as definições do projeto e orientações para que a cliente continue na gestão de sua presença e relacionamento digital.

 

Tenho que ter anotações dos pontos mais importantes de todo o processo e incluir na pauta da reunião. Também preciso enviar um email de agendamento, indicando dia, horário e local, depois confirmar se a cliente pode me encontrar.

 

Acho que deu pra entender, né?

 

Aquele pontinho único do meu Inbox se transformou em pelo menos outras cinco atividades e as encaixo para serem executadas ao longo da semana, antes da reunião.

 

Tool #2: Pomodoro Technique com Tide

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo (Pomodoro Technique, Técnica Pomodoro, Tide App)

Desde que me conheço por gente amo listas. Me lembro de criança fazendo lista de tudo e isso está na minha vida até hoje. No trabalho não foi diferente. Todos os dias pela manhã fazia a lista de tarefas que tinha de cumprir. Os anos foram passando, muitas ferramentas foram chegando (a louca da papelaria também é louca por organização e por gadgets, então já experimentei de tudo!) e eu ainda ficava empacada nas listas.

 

Fazia um pouco do que descobriria mais tarde que é o método GTD. Colocava lá minhas atividades, às vezes numa ordem natural. Ás vezes seguia, às vezes pulava uma ou outra atividade.

 

Mas, há uns três anos, descobri o Pomodoro Technique que é um jeitão de gerenciamento de tempo criado por Francesco Cirillo há mais de duas décadas. Essa técnica nada mais é do que dividir qualquer tarefa em períodos de 25 minutos (eu arredondei e uso 30 minutos, pois ele também me ajuda a controlar quanto tempo estou investindo em cada atividade), separados por intervalos de alguns minutos (no meu caso de 5, mas já vi gente usar 7, 10 e 12). Esse nome veio daquele timer utilizado na cozinha em forma de Tomate (Pomodoro, em italiano).

 

Há vários estudos que dizem que períodos de concentração, seguidos de breves descansos, são ótimos para aumentar a produtividade e deixar tudo mais leve.

 

No meu caso funcionou bem demais! E o que faço no planejamento diário é prever quantos pomodoros vou precisar para cada atividade. Quando usei o Productivity Planner, eles sugeriam que cada atividade do dia não tivesse mais do que 5 Pomodoros, ou seja, 125 minutos ou 2h05.

 

 

No começo achava estranho, pois na época das listas eu não tinha muito critério em quanto tempo deveria de fato dedicar a cada atividade, simplesmente ia fazendo, fazendo, fazendo. Quando cansasse ou surgisse algo mais urgente, parava e seguia para outra.

 

Ao adotar o Pomodoro (no meu caso de 30 minutos), pego as atividades do dia e decido quantos Pomodoros serão dedicados a cada uma deles, limitando a 5 atividades por dia. Vão ter vezes em que vou precisar de quase todos os 5 pomodoros ao longo do dia, em outras é possível fazer mais com menos tempo.

 

No planner diário de brick lane (baixe grátis aqui) já há espaço para incluir o número de pomodoros previstos para cada atividade (1º quadradinho), ao ir cumprindo os 30 minutos, ou seja, cada pomodoro, pinto os quadradinhos menores (são 5, lembra?). Ao finalizar a atividade, coloco no último quadrado (o maiorzinho) o total de pomodoros realmente usados na atividade.

 

Parece complicadinho, mas não é. Acredite 😉

 

E pra me ajudar com isso, também testei vários apps de Pomodoro e o que mais amei e uso há mais de um ano é o Tide. Ele foi meu escolhido por ser muuuuuito lindo (ahhh, ele é lindo demais!) e ter outras funções que vão além de um simples timer.

 

Consigo configurar com o tempo que quiser, ou seja, uso os 30 minutos (e não os 25) com 5 de intervalo. E ele aceita 😉

 

Você ainda pode ouvir sons da natureza, de chuva, de um escritório enquanto o utiliza. Mas como música é muito importante pra mim, deixo ele silenciado e vou pra minha próxima ferramenta de produtividade: Spotify

Tool #3: Método GTD

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo (GTD, Método GTD, Getting Things Done, David Allen)

Já falei do Método GTD ou Getting Things Done ou aqui no Brasil A Arte de Fazer Acontecer criado por David Allen no post sobre planejamento e várias vezes nesse post aqui. E ele está de volta, pois é uma das ferramentas que adotei porque simplesmente amei.

Lá no outro post explico em detalhes como ela me ajuda na hora de planejar e acompanhar tudo (sugiro que leia antes de seguir com este post).

 

Basicamente o GTD é uma metodologia que como o nome diz, vai tirar da imaginação e do papel e fazer acontecer. É um processo super simples de juntar tudo num único lugar (a lista Inbox) pra depois classificar (Listas de Projetos, Ações de menos de 2 minutos, Outras ações, Ações que dependem de outras pessoas e Tarefas que serão feitas num dia talvez) e, of course, botar tudo pra rodar.

 

As Listinhas

Além da caixa de entrada ou inbox, que é o lugar para onde devem ir todas as coisas que tem pra fazer, você vai precisar criar outras listas e explico a seguir o que vai em cada uma delas:

 

 

1- Projetos: aqueles itens que você colocou no Inbox, mas na verdade vão precisar de várias ações para serem concluídas. Além de colocar nessa lista, você pode já ir indicando quais são todas as ações necessárias em cada um deles. Já facilitará muito sua vida.

 

 

2- Ações que faço em menos de 2 minutos: é isso mesmo, a regra de 2 minutos é fantástica e vai ser a primeira coisa que vai adotar. Ela é autoexplicativa. O de sua lista precisar de menos de dois minutos para ser concluído, deve ser feito na hora. E o mais legal é que vale pra tuuuudo! Chegou da rua, já guarde lá sua chave no lugar certo. No trabalho? Mande aquela mensagem agora, viu que o email não serve pra nada? Delete agora mesmo!

 

 

3- Outras ações: essas são ações únicas, mas que vão precisar de mais de dois minutos ou ser agendadas.

 

 

4- Preciso da ajuda ou de resposta de alguém: autoexplicativo né? Aqui entram os itens que vai precisar delegar a outra pessoa ou que esteja esperando que outros respondam ou executem.

 

5- Algum dia talvez: são aqueles que não são prioridade e vão pra uma lista específica que ficará guardada para futuras consultas.

 

Além dessas listas pra organizar e classificar as tarefas, o David Allen sugere outras atividades e processos pra continuar acompanhando e executando essas atividades, mas por enquanto dei meu próprio jeito no GTD e faço uma mescla do que ele propõe, com coisas que já fazia antes, com ferramentas como o Trello e o Evernote.

Tool #4: Trello

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo (Trello, gestão de projeto)

O que dizer do Trello? Eu simplesmente AMO! E não só AMO, como fiz com que meus clientes também passassem a AMA-LO 🙂

 

Com esta ferramenta online (e também disponível em apps para Desktop e Smartphone, todos sincronizados automaticamente quando acessado) você pode organizar e coordenar praticamente qualquer tarefa, trabalhando sozinho ou em equipe, alocado em algum lugar ou em home office. Há versão gratuita e planos pagos e o conceito principal é a organização por quadros, listas e fichas.

 

Falando assim parece algo chato, complicado, cheio de coisas. Mas na real ele é suuuuper fácil de usar, pode ficar bem bonito (dá pra customizar imagens e cores) e se encaixa bem em qualquer tipo de segmento, seja para um fotógrafo freelancer ou um salão de beleza, para uma startup ou profissional liberal.

 

Acabo fazendo um mix de planners físicos e o Trello e tem funcionado muito bem. Para o trabalho de brick lane utilizo de várias formas. Desde o próprio planejamento trimestral, que está todo lá, até tarefas internas, produção de conteúdo, entre outras atividades.

 

No relacionamento com os clientes ele tem se mostrado fantástico, pois além de terem acesso ao passo a passo dos projetos, podem aprovar os trabalhos diretamente no Trello, enviar mensagens pra gente, documentos, fotos e outros arquivos.

 

O Trello também tem sido um super aliado na gestão de conteúdo, ajudando a organizar todas as atividades de produção para nós e para os clientes.

 

Nesse link você encontra vários quadros inspiradores, modelos de vários segmentos e para muitas finalidades diferentes. Você pode copia-los e customiza-los da maneira que quiser.

 

Aqui estão alguns bem bacanas que encontrei por lá e que podem te ajudar:

 

Quadro Inspirador #1 – Gestão de Projetos Criativos

 

Quadro Inspirador #2 – Sessão de Brainstorming “Disruptivo”

 

Quadro Inspirador #3 – Calendário Editorial para Produção de Conteúdo

 

Quadro Inspirador #4 – Prospecção Comercial

 

PowerUps

Pra deixar o Trello ainda mais com a sua cara, ele tem a opção de acionar alguns PowerUps, que são aplicativos ou funcionalidades extras e que podem ser associados individualmente aos seus quadros.

 

Tem um de calendário, que você aciona e pode colocar suas fichas como eventos de seu GoogleCalendar. Tem outro em que permite incluir campos personalizados nas suas fichas e ainda o PowerUp do Evernote (vou falar mais sobre ele a seguir).

 

Sugiro que assista a esse webinar produzido pela equipe brasileira do Trello, pois tem tudo pra você entender como ele funciona e passar a utiliza-lo agora mesmo!

 

 

Tool #5: Evernote

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo (Evernote, notes, note, capture)

O Evernote pe meu queridinho de todas as anotações e capturas. É com ele que organizo minhas reuniões e faço as atas de tudo que falamos lá (sim, sou daquelas que faz pauta e ata de reunião 😉 é o lugar onde jogo minhas ideias pra conteúdo e coisas legais que encontro pela Internet, é onde estão minhas listas de livros lidos e aqueles que quero ler, é onde organizo minhas viagens e já coloco informações, fotos e links dos lugares que quero visitar.

 

Uma amiga me apresentou a essa belezura há uns bons anos e desde então ele faz parte do meu dia a dia.

 

Pra ficar tudo ainda mais prático, tem um botão de extensão que pode ser incluído no seu navegador e com ele você captura ou salva qualquer coisa que cruzar seu caminho pela Internet. Além disso, é possível sincronizar em todos as plataformas ao mesmo tempo. Tenho o app no celular e no notebook, mas também posso acessar pela Internet. E ele atualiza automaticamente quando acesso qualquer uma dessas plataformas.

 

E tem mais: no uso combinado com o Trello facilita bastante minha vida. Isso porque escolhi o Evernote como PowerUp e posso levar facilmente para o Trello arquivos que estão no Evernote ou criar pelo Trello novas notas e arquivos no Evernote.

 

Você pode fazer como fiz: experimente a versão gratuita e, se rolar, pode pensar em assinar. Tem muito mais funcionalidades, como a busca, e ainda um espaço maior para fazer o upload de seus arquivos.

 

Tool #6: Spotify

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo (Spotify, Concentração, Música, Music)

Quando criança, adolescente ou na faculdade, estudava ouvindo música. Ninguém na minha casa nunca entendeu como isso era possível. Depois veio o trabalho. E a mesma coisa: funciono muuuuuuito melhor ouvindo música.

 

Depois de acompanhar a evolução da música portátil (Walkman, Discman, Napster, MP3 Player, Smartphone…) e de experimentar tudo, esse é meu escolhido.

 

Quebrei minha relação de anos com o Spotify depois que descobri que a política de privacidade deles tinham algumas coisas que eu não concordava (eles podem compartilham nossos dados, inclusive bancários, com outras empresas).

 

Me rebelei, deixei de assinar o Premium e deletei minha conta. Fui em busca de outras coisas. Assinei o iMusic, da Apple, experimentei o Deezer. Mas nada, nada tem uma experiência tão simples e amigável pra mim quanto o Spotify.

 

And… ele venceu! No meio do ano passado voltei a assinar e ele é meu companheiro de todas as horas, especialmente naquelas em que o nível de concentração tem de ser o máximo.

 

Até criamos aqui uma playlist especial de brick lane por lá. Você pode ouvir aqui 😉

 

 

 

 

Tool #7: Cadernos + caderninhos + cardernões

Caixa de Ferramentas da Patri: Organização e Produtividade. Conheça os 8 itens que utilizo diariamente pra organizar melhor o trabalho, o tempo, a vida e pra ser mais criadora e criativa. Blog post agência brick lane estratégia digital & conteúdo (Moleskine, Caderno, Notebook, Planner)

Não foi à toa que escolhi trabalhar principalmente com Comunicação e Marketing no formato digital. Tenho verdadeira loucura pela transformação digital e pelas quase infinitas possibilidades do planeta sem fronteiras que é a Internet. But, também valorizo todas as oportunidades, encontros e conexões do mundo anológico. E tem mais uma outra coisinha analógica que me acompanhou a vida toda até agora e que vai comigo pra onde for: meus caderninhos.

 

Ahhhh meus caderinhos são tudo pra mim 😉 E o melhor: minha família e meus amigos sabem disso, então sempre tem um novinho de presente!

 

Mas não fico esperando pra ganhar não, minha gente. Sou maluca por papelaria o suficiente pra ter de sair quase correndo pra não comprar nada quando entro em uma.

 

Hoje tenho vários, mas três deles são os que me acompanham diariamente na vida, no trabalho e nos projetos.

 

Moleskine de toda hora

Triste que no Brasil é tão caro, mas se não viajo para o exterior, peço aos amigos pra trazer. Não vivo sem há anos! Ele vai comigo pra todo lado.

 

É prático, porque cabe na bolsa, na mochila sem perturbar. Tem papel do bom e amarelinho do jeito que gosto e o que estou usando agora ainda é pontado!

 

Uso pra anotar coisas do trabalho, colo meus planners semanal e diário nele…

 

Ou seja, pau pra toda obra e criação.

 

Meg&Meg para as Morning Pages

Fui apresentada para às Morning Pages (ou páginas da manhã) do livro The Artist’s Way da Julia Cameron, pela Andrea Fortes, da Sarau nesse texto  publicado no Projeto Draft Pages. Gostei tanto do que a Andrea disse, que corri comprar o livro e fui pesquisar sobre ela por aí. A encontrei no Facebook e mandei uma mensagem pra ela.

 

O resultado é que eu e Andrea nos conectamos de cara e tava aí mais uma costura feita por ela 😉 Depois disso a conheci pessoalmente num dos encontros que ela organiza, nos escrevemos vez ou outra e eu continuo com minhas páginas da manhã.

 

Todo o processo do livro da Julia Cameron é fantástico e recomendo demais, mas falando especificamente das morning pages, elas me ajudam a colocar pra fora o que fica martelando na cabeça de forma livre, sem julgamentos e nem questionamentos. É uma maneira de fazer um download das ideias, dos temas que estão rodeando meu momento e por aí vai.

 

É quase uma forma de meditação, eu diria. E pra essa tarefa quem me acompanha é o caderninho coração da Meg&Meg.

 

Languo para Projeto #2

Já disse aqui que estou inventando moda e logo logo tem projeto novo na área. E, claro, que pra acompanhar o desenvolvimento disso tenho outro caderno. Esse foi um presente da minha #partnerincrime nesse e em outros projetos, a designer Ale Marchesini.

 

Apesar de ser pautado (gosto mais dos sem pauta), ele é ótimo para o que preciso nesse projeto, pois é maior (18,5 cm x 26 cm), tem páginas mais grossas, o que vai bem com minhas canetinhas.

 

Tool #8: iCal Apple

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Sim, nada como um calendário que te avisa na hora que precisa, que você conecta com o Waze e consegue saber quanto tempo vai demorar pra chegar no lugar onde precisa, que tem alertas de tempos diferentes, que você consegue compartilhar com outras pessoas.

 

Apesar do Calendário Mensal que tem no meu mural, o Calendário da Apple também é meu companheirinho fiel. Uso muito, inclusive junto com o método do GTD que diz que só as coisas ou compromissos que têm data certa para acontecer devem ir para o Calendário. As demais atividades, materiais que estou desenvolvendo, textos etc vão para meus outros controles, como os planners Semanal e Diário.

 

Todo o sistema é integrado, então uso no computador, no celular e no tablet ao mesmo tempo. Tudo é sincronizado e isso já é um facilitador e tanto.

 

Agora fale de você

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Pode ser que tudo o que te falei aqui não seja novidade pra você. E pode ser também que consegui de alguma maneira te ajudar a melhorar sua rotina ao menos um pouquinho. E, seja um ou outro, tá tudo bem!

 

O importante mesmo é que a gente continue trocando ideia em alto nível. Eu venho aqui de vez em quando (espero que cada vez com mais frequência) pra te contar o que eu e o time #bricklane estamos aprontando e você me fala o que está achando de tudo isso.

 

Inclusive, me conte quais ferramentas costuma utilizar pra dar aquela ajeitada na sua rotina e criar mais!

 

Conte tudo nos comentários 😉

 

Se preferir, pode me escrever no patri@bricklane.com.br

 

Vou adorar saber como você faz por aí!

 

Imagens: Patri Fernandes, Pixabay e Unsplash (Ben Rosett, Brooke Lark, Calr Heyerdahl, Mariah Ashby e Igor Ovsyannykov)

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