03/07/20
Ou então se enquadra em outro cenário: tem um talento só seu e todo mundo elogia o que você faz. Começou pequeno despretensiosamente dentro do seu círculo familiar e de amigos. Tudo foi tomando forma, crescendo e você nem se deu conta de que está empreendendo, de que agora tem um projeto próprio.
Mas, tudo bem. Você respira fundo e segue, afinal de contas percebeu que ama o que faz e quer fazer disso sua vida. Começa a se imaginar maior, ampliando sua atuação, chegando a lugares onde nem pensava há bem pouco tempo. E, quando isso acontece, você se dá conta de que agora é sério, que precisa fazer direito, quer dar uma cara mais profissional, mas talvez não saiba exatamente o que tem de fazer, nem por onde começar.
Existe uma infinidade de metodologias para estruturar seu projeto para que ele se torne um negócio profissional ou alcançar novos patamares com seu empreendimento atual. Porém, nem sempre esse processo precisa ser complexo, cheio de poréns, de burocracia.
E é nesse ponto que a gente pode te ajudar 🙂
De tudo que há disponível para esse tipo de planejamento estratégico, nosso método preferido é Business Model Canvas, ou Modelo de Negócios Canvas, uma ferramenta criada de forma colaborativa por profissionais do mundo todo e que utilizamos em nossa Consultoria Estratégia de Negócios para pequenas empresas e profissionais liberais.
Esta metodologia e o processo que criamos vão te ajudar a entender melhor o seu projeto em áreas fundamentais para que, ao final, seja possível ter um plano de ação específico e estratégico para suas necessidades e de fácil implementação.
As informações que vamos detalhar nas 9 áreas do Canvas vão formar o seu modelo de negócios, ou seja, será a maneira com que você vai operar de agora em diante, definindo processos e fluxos primordiais de trabalho.
Quer saber quais são as áreas que vamos mergulhar para estruturar seu modelo de negócios?
Conheça o quadro do Canvas (aproveite e faça o download dele aqui)
Proposta de valor: você sabe exatamente o que oferece ao mercado e que tenha real valor para quem consome seus produtos ou serviços? Nessa área vamos te levar a pensar sobre isso, ultrapassando os conceitos mais básicos de Qualidade de Produtos e Serviços e Atendimento. A gente precisa saber pegar o ponto certo, pois isso pode mudar como as pessoas te veem, como elas enxergam sua marca.
Segmento de Clientes: aqui vamos detalhar quais segmentos de clientes são o foco do seu projeto. Pode ser que nesse processo a gente chegue juntos a uma conclusão completamente diferente da percepção que tem hoje de quem seria seu cliente ou, ainda, podemos entender melhor quem eles são.
Canais: nessa área vamos juntos definir quais são os pontos de contato do seu público com seu projeto, definindo os melhores canais e práticas de comunicação e vendas.
Relacionamento com Clientes: vamos estabelecer processos de como você vai se relacionar com seus clientes prioritários.
Atividades-Chave: você já colocou no papel todas as atividades que estão relacionadas ao seu projeto? Você sabe quais delas são essenciais para que sua Proposta de Valor seja realmente entregue ao seu cliente? Aqui vamos tratar deste assunto e refletir se suas atividades estão alinhadas com esse objetivo.
Principais Recursos: nesta área você vai entender quais recursos, que podem ser financeiros, de maquinário, de pessoas ou qualquer outra fonte são primordiais para realizar as Atividades-Chave do seu projeto.
Parceiros de Negócios: aqui vamos entender quem são seus parceiros na realização de Atividades-Chave terceirizadas, ou, ainda, recursos adquiridos fora da empresa ou pessoas e empresas que poderão te ajudar a alcançar algumas metas importantes para seu negócio.
Fontes de Receita: muito provavelmente você já tem aí quais são suas fontes de receita, mas pode ser que nesse processo a gente descubra que você pode ampliar as maneiras de ter receita, seja criando novos produtos ou monetizando coisas que você já faz hoje, porém não cobra ou nunca pensou em transformar num novo serviço.
Estrutura de Custos: nesta área são indicados todos os custos principais para que seu projeto possa rodar.
E tudo isso segue um processo simples e objetivo, que vai te levar a pensar em cada detalhe do seu projeto junto com a gente. Passo a passo, brick by brick 😉
E como isso funciona? Vai ser assim ó:
1- Entendemos seus principais objetivos como empreendedor.
2- Aplicamos alguns processos para conhecer seu propósito (e de seu negócio), ajudar na determinação de Missão, Visão e Valores (sim, vamos te explicar porque isso é fundamental para qualquer tipo de negócio e como isso pode se transformar em algo estratégico), entre outras atividades.
3- Aplicamos a metodologia Canvas nas áreas fundamentais de seu Modelo de Negócios em reunião presencial ou por conferência online com sua participação em formato de Brainstorming.
3- Coletamos todos os dados dos nossos encontros, promovemos pesquisas e estudos, incluindo Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), analisamos as informações para chegar a um diagnóstico geral e transformar tudo em um planejamento estratégico prontinho para ser implementado.
E no seu plano pode ser que esteja, por exemplo, processos de prospecção e vendas para segmentos de clientes específicos, plano de comunicação com seu público, fornecedores e parceiros de negócios, planejamento do lançamento de novos produtos e serviços etc.
Ao final de nossa consultoria entregamos a você um e-book com o seu modelo de negócios fechado e, ainda, o seu planejamento estratégico com passo a passo e cronograma para poder implementá-lo.
Agora, alguns recadinhos:
>> Para saber mais sobre o Business Model Generation Canvas, leia esse post aqui 🙂
>> Faça o download do quadro do Canvas aqui <3
>> Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar um insight que teve a partir desse conteúdo deixe uma mensagem nos comentários 🙂
E para ter dicas exclusivas de como ser mais estratégico em seu negócio e garantir resultados melhores para seu projeto, se inscreva em nossa newsletter 😉
categoria: