25/06/18
De vez em quando está você aí sentado na sua cadeira pensando na vida. Faz planos, avalia o que poderia ter feito de outra forma, os caminhos que poderia ter seguido. Por vezes comemora silenciosamente alguma conquista, um novo cliente, uma nova oportunidade de expôr seu trabalho criativo, de dividir seu conhecimento e começa a ficar aflito com o que virá depois, como fazer pra repetir esse feito.
E este é um momento muito importante, pois nem sempre paramos pra pensar. Mas, além de fazer esse exercício com certa frequência, é fundamental que esses pensamentos, medos ou objetivos não fiquem por aí na imensa nuvem do campo das ideias.
Seja você profissional liberal ou da economia criativa, empreendedor de primeira viagem ou com anos de estrada, é certo que chega um momento em que você se vê engolido pelo dia a dia, pelas inúmeras tarefas, pelos emails e mensagens de Whats App que não param de apitar. Também se depara com um tipo de encruzilhada, mais conhecida como “pra que lado eu vou”, ou ainda, “o que faço agora”.
Pode ser que tudo deu certo pra você até aqui. Seu projeto floresceu quase sem querer, organicamente ganhou corpo, conquistou espaço, o coração e o dinheirinho de muita gente. Ou não, você mergulhou fundo num novo negócio e agora está empacado na mesma casinha do jogo da vida há tempos.
Pra qualquer um desses cenários, o melhor a fazer é parar tudo (de verdade!) e reservar um tempo para estruturar as coisas de uma maneira que o resultado final seja bons direcionamentos para seus projetos e uma gestão cada vez mais simples e objetiva de seus projetos. E trilhar esse novo caminho pode ser mais fácil se você adotar algum tipo de método de planejamento estratégico, como o Business Model Canvas ou mesmo um Plano de Negócios.
Mas calma, se você não manja muito bem dessas coisas de planejamento, de estratégia ou acha tudo isso super complicado, a seguir vamos te explicar a diferença entre essas duas metodologias, quais os benefícios de adotar uma delas e por onde começar. Assim vai conseguir entender qual se adapta melhor no seu caso.
Mesmo que você nunca tenha se interessado por qualquer metodologia de planejamento ou tenha alergia à palavra “estratégia”, achando que isso vai comprometer toda a espontaneidade de seu projeto, é bem provável que já tenha pelo menos ouvido falar do tal Plano de Negócios.
Ferramenta super tradicional e adotada por muitos empreendedores, ela é uma espécie de Raio X do negócio que será criado ou daquele que já está rodando.
Traz em detalhes tudo que esteja relacionado ao projeto, desde um breve resumo do empreendimento, até itens mais complexos, como análise do mercado de atuação (incluindo informações sobre os potenciais clientes), análise competitiva (pontos fortes e fracos da concorrência, oportunidades etc), plano estratégico (cenário atual do negócio, metas e objetivos de curto, médio e longo prazos etc), plano financeiro (investimento necessário, fontes de investimentos, custos, fluxo de caixa, lucro previsto, quando se dará o retorno do investimento etc) e plano de marketing (política de preços, estratégias de promoção, comunicação e publicidade, relacionamento com cliente etc).
Entre os itens obrigatórios de todo Plano de Negócios ainda estão o plano operacional (como a empresa está estruturada: local, equipamentos, infraestrutura geral, pessoal, capacidade de produção ou atendimento etc), a descrição completa de todos os produtos e serviços oferecidos, análise do macroambiente (aspectos que podem impactar o empreendimento, como político, tecnológico, sociocultural, demográfico etc) e, por fim, as métricas (como será a avaliação do desempenho, se as metas estão sendo alcançadas ou não etc).
O Business Model Canvas, ou Modelo de Negócios Canvas, se tornou o queridinho de startups e empresas de todos os tamanhos e segmentos nos últimos anos por vários motivos, mas os principais são a simplicidade e a facilidade de implementação, a maneira colaborativa e até divertida de desenvolvê-lo e o jeitão super visual e de fácil compreensão mesmo se você é de Humanas 😉 (nós de Brick Lane somos super de Humanas e AMAMOS o Canvas e até damos consultoria de estratégia de projeto utilizando ele).
De sua criação até o modo de utilizar, tudo é muito bacana.
O Business Model Canvas foi criado pelo suíço Alexander Osterwalder com base em um trabalho sobre a antologia do Modelo de Negócios e em sua tese de doutorado defendida na Universidade de Lausanne em 2004. Em 2009 o Business Model Canvas se transformou no livro Business Model Generation graças ao conhecimento de Alexander e de outras quase 500 pessoas do mundo todo, incluindo brasileiros, que de forma colaborativa formataram a publicação, uma espécie de guia passo a passo de implementação do método de gestão estratégico.
Alexander também fundou a Strategyzer, uma empresa que trabalha na formação de pessoas e empresas do mundo todo no método do Business Model Canvas
Muito menos formal que o Plano de Negócios, mas nem por isso menos eficaz ou sério, o Modelo de Negócios Canvas é formado por um quadro com 4 pilares principais (Infraestrutura, Oferta, Clientes e Finanças) divididos em 9 campos:
Parceiros-chave: quem são as pessoas, empresas ou instituições que podem ser úteis ao desenvolvimento de seu projeto, seja para trabalhar em conjunto ou como fornecedores.
Atividades-chave: quais as atividades mais importantes realizadas no projeto ou empreendimento e que serão fundamentais para a geração de valor ao consumidor/cliente.
Recursos-chave: quais itens, como pessoas, equipamentos, recursos financeiros ou intelectuais, serão necessários para, mais uma vez, gerar valor ao consumidor/cliente.
Proposta de Valor: o que oferece ao mercado que seja diferente ou, ainda, que represente real valor ao público do seu segmento de atuação.
Segmentos de Clientes: quem é o público de seu projeto.
Relacionamento com o Cliente: como se dará a relação entre você, seu projeto e cada segmento de clientes e potenciais clientes.
Canais: quais serão os canais em que o público poderá consumidor seus produtos ou serviços.
Estrutura de Custos: quais os itens que geram custos para seu projeto.
Fontes de Receita: quais as formas de obter receita em seu projeto.
Todas essas informações podem ser preenchidas por você individualmente ou em processo colaborativo com outras pessoas que estejam (ou não) envolvidas diretamente em seu projeto. Aqui a diversão inicia e a estruturação do seu Modelo de Negócios começa a tomar forma de verdade.
Para começar, você vai precisar imprimir o quadro (faça o download gratuito aqui) e pendura-lo numa parede para melhor visualização e interação entre as pessoas que estão participando deste processo. Também precisa de post its e canetas.
O próximo passo é escrever cada item de cada quadrante em um post it diferente e cola-lo na área correspondente.
Se você não curte muito algo tão analógico assim, há várias opções de aplicativos para celular e desktop que funcionam da mesma forma.
Maaaaas, nossa sugestão é que utilize o método analógico por ser mais colaborativo e, consequentemente, com potencial para ser mais benéfico e divertido.
Só pela descrição das duas ferramentas já deve ter dado uma boa ideia das diferenças entre eles.
Enquanto o Plano de Negócios é algo muito mais complexo, descritivo e detalhado, o Modelo de Negócios Canvas é mais simples e totalmente visual. Isso significa que o primeiro é algo que vai levar muito mais tempo para ser preparado (e posteriormente atualizado), enquanto o outro pode ser executado em apenas alguns dias.
Ambas são válidas e eficazes tanto para o planejamento quanto para a gestão de qualquer projeto, seja ele ligado às artes, comércio ou indústria, pra quem está começando ou já tem meio caminho andado, pra quem nunca ouviu falar ou para aqueles que já entendem de business há tempos.
O que pode determinar com mais clareza qual dessas ferramentas você deve escolher é qual o momento de sua empresa ou negócio criativo.
Para aqueles que já estão mais consolidados ou estão no momento em busca de investidores, com uma carga mais complexa de relações a serem trabalhadas para essa etapa, a sugestão é manter o tradicional Plano de Negócios, tendo em vista que ele é um documento muito mais completo e que muito provavelmente vai poder dar uma visão mais ampla a quem tiver acesso a ele, como um investidor, por exemplo.
Além disso, ele já traz embutido quase que um plano de ação, pois tem determinado todos os passos de cada elemento de planejamento, o que será (ou já foi) realizado nos itens que compõem o documento, desde o plano de marketing até o plano financeiro.
Já o Modelo de Negócios Canvas seria mais indicado para aqueles que estão começando um projeto e querem ter uma visão mais geral, que poderá ser aprofundada à medida que o empreendimento for progredindo.
Também pode ser muito bacana para quem já tem algum projeto em andamento e quer dar uma cara mais profissional, buscando apoio estratégico para a ampliação desse negócio (seja ele criativo ou tradicional), mas que prefere uma ferramenta mais simples, visual e que possa ser gerenciada com mais facilidade ao longo do tempo.
Então, pra começar já e não perder mais tempo, separe em sua agenda ainda essa semana um horário pra fazer uma análise do seu cenário atual e do que espera de seu projeto hoje e no futuro. Vá para um ambiente tranquilo, pegue uma boa xícara de café ou chá de camomila (ahahahaha), papel e caneta (ou seu notebook, se preferir) e escreva. Tudo, sim, tudo.
Somente com essa avaliação conseguirá entender de verdade qual é o caminho mais adequado pra você neste momento.
E se tiver alguma dúvida, escreva pra gente! Vamos adorar te ajudar com essa tarefa 😉
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