consultoria estratégia para seu negócio

Você tem um talento só seu. Todo mundo elogia o que você faz. Você começa pequeno despretenciosamente dentro do seu círculo familiar e de amigos. Tudo vai tomando forma, crescendo e você nem se dá conta de que está empreendendo, de que agora tem um projeto próprio. 

 

Mas, tudo bem. Você respira fundo e segue, afinal de contas percebeu que ama o que faz e quer fazer disso sua vida. Começa a se imaginar maior, ampliando sua atuação, chegando a lugares onde nem pensava há bem pouco tempo. E, quando isso acontece, você se dá conta de que agora é sério, que precisa fazer direito, quer dar uma cara mais profissional, mas talvez não saiba exatamente o que tem de fazer, nem por onde começar.

 

Ou você se enquadra em outro cenário: tem anos de estrada, um negócio consolidado que já conquistou seu espaço e ótimas receitas anteriormente, mas que agora se vê em meio a muitas mudanças de comportamento do consumidor,  em seu mercado e na indústria que te cerca. Hoje não consegue sozinho, com as ferramentas e conhecimento que tem, inovar e ampliar seu negócio e se tornar sustentável ao longo do tempo.   

 

Existe uma infinidade de metodologias para estruturar seu projeto para que ele se torne um negócio profissional ou alcançar novos patamares com seu negócio atual. Porém, nem sempre esse processo precisa ser complexo, cheio de poréns, de burocracia.

E é nesse ponto que a gente pode te ajudar 😉

 

De tudo que há disponível para esse tipo de planejamento estratégico, nosso método preferido é Business Model Canvas, ou Modelo de Negócios Canvas, uma ferramenta criada de forma colaborativa por profissionais do mundo todo e que vai te ajudar a entender melhor o seu projeto em áreas fundamentais para que , ao final, seja possível que você tenha um plano de ação específico e estratégico para suas necessidades e de fácil implementação.

 

As informações que vamos detalhar nas 9 áreas do Canvas vão formar o seu modelo de negócios, ou seja, será a maneira com que você vai operar de agora em diante, definindo processos e fluxos primordiais de trabalho.

 

Quer saber quais são as áreas que vamos mergulhar para estruturar seu modelo de negócios? São essas aqui:

 

Proposta de valor: você sabe exatamente o que oferece ao mercado e que tenha real valor para quem consome seus produtos ou serviços? Nessa área vamos te levar a pensar sobre isso, ultrapassando os conceitos mais básicos de Qualidade de Produtos e Serviços e Atendimento. A gente precisa saber pegar o ponto certo, pois isso pode mudar como as pessoas te veem, como elas enxergam sua marca.

 

Segmento de Clientes: aqui vamos detalhar quais segmentos de clientes são o foco do seu projeto. Pode ser que nesse processo a gente chegue juntos a uma conclusão completamente diferente da percepção que tem hoje de quem seria seu cliente ou, ainda, podemos entender melhor quem eles são.

 

Canais: nessa área vamos juntos definir quais são os pontos de contato do seu público com seu projeto, definindo os melhores canais e práticas de comunicação e vendas.

 

Relacionamento com Clientes: vamos estabelecer processos de como você vai se relacionar com seus clientes prioritários.

 

Atividades-Chave: você já colocou no papel todas as atividades que estão relacionadas ao seu projeto? Você sabe quais delas são essenciais para que sua Proposta de Valor seja realmente entregue ao seu cliente? Aqui vamos tratar deste assunto e refletir se suas atividades estão alinhadas com esse objetivo.

 

Principais Recursos: nesta área você vai entender quais recursos, que podem ser financeiros, de maquinário, de pessoas ou qualquer outra fonte são primordiais para realizar as Atividades-Chave do seu projeto.

 

Parceiros de Negócios: aqui vamos entender quem são seus parceiros na realização de Atividades-Chave terceirizadas, ou, ainda, recursos adquiridos fora da empresa ou pessoas e empresas que poderão te ajudar a alcançar algumas metas importantes para seu negócio.

 

Fontes de Receita: muito provavelmente você já tem aí quais são suas fontes de receita, mas pode ser que nesse processo a gente descubra que você pode ampliar as maneiras de ter receita, seja criando novos produtos ou monetizando coisas que você já faz hoje, porém não cobra ou nunca pensou em transformar num novo serviço. 

 

Estrutura de Custos: nesta área são indicados todos os custos principais para que seu projeto possa rodar.

 

E tudo isso segue um processo simples e objetivo, que vai te levar a pensar em cada detalhe do seu projeto junto com a gente. Passo a passo, brick by brick 😉

 

E como isso funciona? Vai ser assim ó:

 

1- Entendemos seus principais objetivos como empreendedor.

 

2- Aplicamos a metodologia Canvas nas áreas fundamentais de seu Modelo de Negócios em duas reuniões presenciais com sua participação em formato de Brainstorming e Design Thinking (conceituação, protótipo, teste).

 

3- Coletamos todos os dados dos nossos encontros e transformamos em um plano de ação prontinho para ser implementado.

 

E no seu plano de ação pode ser que esteja, por exemplo, processos de prospecção e vendas para segmentos de clientes específicos, plano de comunicação com seu público, fornecedores e parceiros de negócios, planejamento do lançamento de novos produtos e serviços etc.

 

Ao final de todo esse processo, também entregamos a você um e-book com o seu modelo de negócios fechado e, ainda, o seu plano de ação com passo a passo e cronograma para poder implementá-lo. 

 

Ah, e se você quiser saber mais sobre o Canvas, indicamos esse post aqui de nosso blog 🙂

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