Você tem um talento só seu e todo mundo elogia. Começou pequeno dentro do seu círculo familiar e de amigos. Tudo foi tomando forma, crescendo e agora se deu conta de que está empreendendo, que tem um projeto próprio e quer dar uma cara mais profissional, mas nem sabe por onde começar.
Ou se enquadra em outro cenário: tem anos de estrada e neste momento um negócio que está passando por dificuldade, vendas em baixa e em meio a mudanças de comportamento do consumidor e em seu mercado. Já não consegue sozinho, com as ferramentas e conhecimento que tem, fazer sua empresa voltar aos bons tempos.
Você também pode estar descontente com seu emprego, pensando de que forma pode mudar essa realidade. Analisa seus interesses, pensa sobre o que amaria fazer para sempre. Mas, talvez não saiba exatamente o que tem de fazer, nem por onde começar.
Pois qualquer que seja o seu caso, existe uma infinidade de ferramentas e métodos para estruturar (ou reestruturar) de forma estratégica seu negócio para que ele se torne mais profissional, conquiste um lugar de destaque em seu mercado e alcance novos patamares de vendas e de prestígio. Porém, você precisa de agilidade e de um suporte completo nessa jornada e é nesse ponto que a gente pode te ajudar.
A Consultoria de Estratégia de Negócios para Pequenas Empresas e Profissionais Liberais que criamos em Brick Lane traz o que há de mais relevante em diferentes metodologias utilizadas por grandes empresas em todo o mundo ajustadas à realidade dos pequenos e médios negócios.
Um dos nossos métodos preferidos é o Business Model Canvas, ou Modelo de Negócios Canvas, uma ferramenta criada de forma colaborativa por profissionais do mundo todo e que vai te ajudar a entender melhor o seu projeto em áreas fundamentais para que, posteriormente, Brick Lane desenvolva um planejamento estratégico especialmente desenhado para sua empresa que atenda suas necessidades e seja de fácil implementação.
As informações que vamos detalhar nas 9 áreas do Canvas vão apresentar a estrutura do seu modelo de negócios, ou seja, será a maneira com que você vai operar de agora em diante, definindo inclusive processos e fluxos primordiais de trabalho.
Quer saber quais são as áreas que vamos mergulhar para estruturar seu modelo de negócios e criar seu planejamento estratégico? São essas aqui:
Segmento de Clientes: aqui vamos detalhar quais segmentos de clientes são o foco do seu projeto. Pode ser que nesse processo a gente chegue juntos a uma conclusão completamente diferente da percepção que tem hoje de quem seria seu cliente ou, ainda, podemos entender melhor quem eles são.
Proposta de valor: você sabe exatamente o que oferece ao mercado e que tenha real valor para quem consome seus produtos ou serviços? Nessa área vamos te levar a pensar sobre isso, ultrapassando os conceitos mais básicos de Qualidade de Produtos e Serviços e Atendimento. A gente precisa saber pegar o ponto certo, pois isso pode mudar como as pessoas te veem, como elas enxergam sua marca.
Canais: nessa área vamos juntos definir quais são os pontos de contato do seu público com seu projeto, definindo os melhores canais e práticas de comunicação e vendas.
Relacionamento com Clientes: vamos estabelecer processos de como você vai se relacionar com seus clientes prioritários.
Fontes de Receita: muito provavelmente você já tem aí quais são suas fontes de receita, mas pode ser que nesse processo a gente descubra que você pode ampliar as maneiras de ter receita, seja criando novos produtos ou monetizando coisas que você já faz hoje, porém não cobra ou nunca pensou em transformar num novo serviço.
Principais Recursos: nesta área você vai entender quais recursos, que podem ser financeiros, de maquinário, de pessoas ou qualquer outra fonte são primordiais para realizar as Atividades-Chave do seu projeto.
Atividades-Chave: você já colocou no papel todas as atividades que estão relacionadas ao seu projeto? Você sabe quais delas são essenciais para que sua Proposta de Valor seja realmente entregue ao seu cliente? Aqui vamos tratar deste assunto e refletir se suas atividades estão alinhadas com esse objetivo.
Parceiros de Negócios: aqui vamos entender quem são seus parceiros na realização de Atividades-Chave terceirizadas, ou, ainda, recursos adquiridos fora da empresa ou pessoas e empresas que poderão te ajudar a alcançar algumas metas importantes para seu negócio.
Estrutura de Custos: nesta área são indicados todos os custos principais para que seu projeto possa rodar.
E tudo isso segue um processo simples e objetivo, que vai te levar a pensar em cada detalhe do seu projeto junto com a gente. Passo a passo, brick by brick 😉
E como isso funciona? Vai ser assim ó:
1- Entendemos seus principais objetivos como empreendedor.
2- Aplicamos alguns processos para conhecer seu propósito (e de seu negócio), ajudar na determinação de Missão, Visão e Valores (sim, vamos te explicar porque isso é fundamental para qualquer tipo de negócio e como isso pode se transformar em algo estratégico), entre outras atividades.
3- Aplicamos a metodologia Canvas nas áreas fundamentais de seu Modelo de Negócios em reunião presencial ou por conferência online com sua participação em formato de Brainstorming.
4- Coletamos todos os dados dos nossos encontros, promovemos pesquisas e estudos, incluindo Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), avaliando as informações para chegar a um diagnóstico geral e transformar tudo em um planejamento estratégico prontinho para ser implementado.
E no seu plano pode ser que esteja, por exemplo, processos de prospecção e vendas para segmentos de clientes específicos, plano de comunicação com seu público, fornecedores e parceiros de negócios, planejamento do lançamento de novos produtos e serviços etc.
Ao final de nossa consultoria entregamos a você um e-book com o seu modelo de negócios fechado e, ainda, o seu planejamento estratégico com passo a passo e cronograma para poder implementá-lo.
Ah, e se você quiser saber mais sobre o Canvas, indicamos esse post aqui de nosso blog 🙂