23/01/20
Estamos certos? Pois bem, e sabe o que temos a dizer: nunca, jamais, never deixe sua comunicação nas mãos de outra (ou outras) pessoas! Sim, isso mesmo. E sabe por onde começar pra que não passe mais apuros se esse cai cai ocorrer de novo? Sim, justamente: conhecendo e atuando nos pontos de contato de sua marca com seu público.
Ah, mas aí você nos pergunta: tá, gente legal de Brick Lane, mas como é que faço isso? E que raios são esses pontos de contato, afinal?
Well, amiguinhxs, vem que a gente explica tim tim por tim tim!
Nada mais é, my friend, do que qualquer lugar, coisa ou momento em que seu público pode esbarrar na sua marca aqui no mundo digital ou aí no mundo real. E também é importante frisar que isso pode ocorrer em qualquer fase do relacionamento entre vocês, ou seja, antes de fazer negócio contigo, durante ou depois e está completamente relacionado ao tipo de experiência que as pessoas terão com sua empresa e na expectativa que elas têm antes disso. Isso significa que não é só importante que você preste atenção a isso, mas que esteja sempre de olho e aprimorando.
Agora, certeza que quer saber como conhecer todos esses momentos, né? Então tá, siga aí 🙂
Mapeando todos os pontos de contato de sua marca
O jeito mais simples (e talvez o mais eficaz) seja você criar uma sequência que siga todos os passos de um cliente comum de seu negócio, desde o momento que ele fica sabendo que você existe até depois de fazer negócio com você.
Pode ser uma listinha mesmo (a gente ama listas!) começando por de que forma ou onde seu público pode ficar sabendo que você existe, ter mais informações sobre sua empresa, até o ponto em que ele já é seu cliente e, por isso, estabeleceu um relacionamento com ele. Tente pensar em todas as interações possíveis, pois isso vai te ajudar mais à frente.
Aqui temos alguns exemplos básicos de pontos de contato que uma marca pode ter:
Logo
Site
Blog
Cartão de visitas
Funcionários
Loja ou outro ambiente físico, como um Consultório ou Escritório
Telefone
Publicidade (em qualquer lugar e formato)
Publicações
Apresentações
Feiras
Eventos
Ponto de venda (PDV)
Perfis nas mídias sociais
Embalagem de produto
Produtos e serviços
Serviço de Atendimento ao Cliente
Simplesmente pra que tenha o mínimo de controle sobre a experiência do público com sua marca. Além disso, dependendo do ponto de contato, você ainda tem de quebra a comunicação da sua empresa nas suas mãos.
E sim, isso é fundamental para qualquer tamanho ou perfil de negócio.
Se você olhou essa lista aí de cima e ficou um pouco angustiado, pensando que nunca nem se deu conta que teria de cuidar de tantas coisas, não fique assim.
Você pode pensar que hoje não é possível cuidar de tudo isso e nós te dizemos que tá tudo bem 🙂
Simplesmente comece pequeno, mas comece! E já!
E o mínimo do mínimo, então, seria que pelo menos você:
A “cara” de seu negócio é tão importante quanto seu próprio produto, serviço ou sua arte. Tudo deve sintetizar quem você é, precisa transmitir a cultura de sua empresa, seus valores, e é uma forma de valorizar ainda mais o seu trabalho.
Um bom logo, um cartão de visitas bacana, utilizar as cores da sua empresa em todos os seus materiais e por aí vai. Tudo isso é comunicação e ser eficiente e consistente na mensagem é fundamental.
Se quiser estamos aqui pra te ajudar nessa 😉
Siiiiiiimmmmmmmmm! Mesmo com tantas plataformas e mídias sociais disponíveis, o padrão é que as pessoas ainda esperam que um negócio sério, um projeto realmente profissional, tenha ao menos um site (lembra que falamos de cuidar da experiência e ficar de olho na expectativa que as pessoas têm de seu negócio? Então, ó só!)
Parece uma coisa boba, mas não é. Pra ter certeza disso, basta fazer um exercício bem simples: pense na última vez que queria comprar alguma coisa, conhecer algum lugar, obter algum tipo de serviço. Qual foi uma das primeiras coisas que fez? Foi pro Google, né?
Se essa foi sua resposta, pense agora na seguinte situação: colocou o nome do estabelecimento, marca ou produto de interesse lá no campo de pesquisa e, surpresa: não veio nada! Não tinha site, blog, nada. Ou ainda tem alguma coisa, mas só uma página no Facebook. O que você acharia dessa empresa, produto ou marca? Que não é séria? Que não existe? Que poderia ser menos amadora?
Pois a grande maioria das pessoas faz essa mesma relação: se não está na internet, se não tem site, não existe ou não pode ser séria. E isso independentemente de qual setor atue, seja empresa, profissional liberal ou da economia criativa.
Agora, lembre do lance da queda. E se a pessoa buscou no Google por sua empresa e só achou sua página no Facebook e o perfil no Instagram, massssss, tá tudo fora do ar! O que aconteceu? Pode por uma bobagem (sim, uma bobagem!) ter perdido um (ou muitos) cliente(s).
Se qualquer negócio tem um site, você já olha com outros olhos. Então, além de ser um reforço de sua existência e uma maneira mais profissional de se apresentar, há alguns outros benefícios:
No final das contas, uma ferramenta não substitui a outra, são complementares, pois o site seria seu ponto focal no mundo digital, enquanto outras plataformas, como perfis em mídias sociais vão te apoiar na geração de tráfego e engajamento.
Se você quer saber mais sobre o desenvolvimento de site e blog profissional, mande uma mensagem pra gente que te damos algumas dicas e também podemos contar um pouco como podemos te ajudar a ter sua própria casinha na Internet ❤️
Ah, preparamos um E-book explicando porque você deve ter um site e qual o caminho pra isso acontecer. Você pode baixa-lo gratuitamente nesse link aqui.
Ahãaaaaaaa, tem gente que já matou o e-mail milhares de vezes, mas ele continua aí: firme, forte e relevante!
Ah, diz aí que não fica todo ansioso pra ler quando vê que chegou um na sua caixa de entrada?
Ainda aqui em 2019 o e-mail comum, ou sua versão para ações de marketing, são essenciais para a comunicação de qualquer empreendimento. Com ele estabelece mais um canal direto com seu público e abre espaço para falar de assuntos que são importantes pra você e sua empresa. São quase infinitas as possibilidades de comunicação por e-mail e você precisa se lembrar sempre disso.
E existem muitas maneiras de construir uma lista de e-mails de seu público. Aqui vão algumas bem básicas e simples, porque é pra começar hoje mesmo, hein!
Vale destacar que, em alguns casos, será necessário o desenvolvimento de uma página de captura de e-mails, as chamadas Landing Pages. Há algumas opções gratuitas, como do MailChimp, e você também pode incluir uma dessas no seu site.
E aí, conseguimos clarear um pouco sobre esse assunto pra você? Se sim, conte pra gente nos comentários o que pensa em fazer pra cuidar melhor dos pontos de contato da sua marca com seu público. Agora, se ficou alguma dúvida, escreva pra gente!
E se você está precisando de ajuda com sua comunicação ou necessita de algum direcionamento de marketing, nós estamos aqui pra te ajudar! Basta enviar uma mensagem para contato@bricklane.com.br ou utilizar o nosso formulário 🙂
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