08/05/19

Saiba porque ter um calendário editorial e como criá-lo

Já ouviram falar de calendário editorial? Pois bem, hoje vamos te mostrar porque você deve adotar essa ferramenta para seu negócio e te explicaremos como você pode cria-lo

Começando pelo começo, temos de falar mais uma vez de #estratégia e de #planejamento. Isso porque quando você decide se comunicar com seu público, deve seguir uma determinada estratégia que atenda aos seus objetivos de negócio e de comunicação, incluindo o perfil de seu público, a escolha dos canais (digitais ou não) e depois pensar em qual frequência isso será feito. E é aí que entra o calendário editorial.

 

Nele você define em quais plataformas, dias e horários publicará os conteúdos que produziu, pode ainda incluir datas especiais de lançamentos de produtos, serviços ou algo relacionado ao seu projeto criativo, quais temas serão tratados, prazos para a produção do conteúdo e qualquer outra informação relevante para a produção dos materiais.

 

Dessa forma você se organiza e consegue ter uma visão mais ampla da sua comunicação, estabelecendo um processo super importante para se relacionar com seu público e, de quebra, pode ser que consiga até produzir e publicar mais.

 

Ah, vale destacar novamente que quando falamos de conteúdo estamos nos referindo não só a posts em redes sociais, mas vídeos, podcasts, e-mail marketing, blog, mensagem pelo WhatsApp ou Messenger, newsletter, e-book, webinar etc.

 

Mas agora você nos pergunta: e aí, como posso criar o meu? E é também super fácil!

 

Primeiro você deve escolher uma ferramenta de apoio. Aqui em Brick Lane utilizamos o Trello, mas você pode usar o calendário do Google ou uma simples planilha de Excel.

 

Em seguida, vai decidir com qual frequência cada material será produzido e em qual canal será publicado.

 

Esse passo é bem delicado, pois aqui você terá de determinar a quantidade de conteúdo que terá de preparar para abastecer tudo, ou seja, se cuida sozinha da sua comunicação, deve pegar leve no começo, se estabelecer, ser consistente e ter qualidade para posteriormente ir aumentando a frequência e ampliando a diversidade de materiais. Agora, se você conta com uma equipe, pode tentar distribuir essas tarefas e conseguir uma maior abrangência desde o início.

 

Outro ponto é ficar de olho nos melhores horários para as publicações e essa informação tem de estar no calendário e ir ajustando, caso perceba que há horários em que seu público está mais a fim de consumir seu conteúdo, foque neles.

 

Depois desses passos, seu calendário está pronto e você já pode colocar a mão na massa!

 

Agora nos conte nos comentários como está sendo essa experiência e se tiver qualquer dúvida, mande pra gente!

imagem: Unsplash (Maddi Bazzocco)
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

categoria: