11/06/18

Tide: o aplicativo que vai te colocar na linha com o Pomodoro Technique

agencia_brick_lane_blog_organizacao_pomodoro

Amo uma listinha, a famosa “To Do List”. Sempre tive bem na minha frente tudo que tinha de fazer no dia, na semana etc, normalmente elencada numa ordem de prioridade, ou seja, dependendo do projeto que estava tocando. Muuuuitas vezes a listinha ia pro saco, porque apareciam demandas de última hora e com prazos mais urgentes. 

 

No final das contas, muitas vezes a lista me deixava mais ansiosa e ainda me jogava pra procrastinação. Olhava aquelas tarefas mais barra pesada ou chatinhas e ia jogando pro fim da lista sem nenhuma cerimônia.

 

Queria só fazer o mais legal primeiro. E o que aprendi de tudo isso é que apesar de achar que estava sendo virginiana organizada, estava mesmo trabalhando com um processo que não estava me ajudando muito a realmente fazer acontecer não são aquilo que tinha de fazer, mas levar à frente os projetos que não tinham prazo ou mesmo aqueles dos sonhos.

 

Depois de muito tempo estudando sobre produtividade e como planejar pra fazer as coisas acontecerem de verdade (falei sobre isso nesse vídeo aqui), fui procurar coisas que me ajudassem a coordenar melhor esse lance de fazer acontecer, dentro de uma nova ordem e processo e, principalmente, decidindo antes mesmo de começar quanto tempo iria dedicar a cada atividade do meu dia.

 

Primeiro me deparei numa dessas pesquisas com o Pomodoro Technique, um jeitão de gerenciamento de tempo criado por Francesco Cirillo há mais de duas décadas. Essa técnica nada mais é do que dividir qualquer tarefa em perí­odos de 25 minutos (eu arredondei e uso 30 minutos, pois ele também me ajuda a controlar quanto tempo estou investindo em cada atividade), separados por intervalos de alguns minutos (no meu caso de 5, mas já vi gente usar 7, 10 e 12). Esse nome veio daquele timer utilizado na cozinha em forma de Tomate (Pomodoro, em italiano).

 

Há vários estudos que dizem que períodos de concentração, seguidos de breves descansos, são ótimos para aumentar a produtividade e deixar tudo mais leve.

 

No meu caso funcionou bem demais! E o que faço no planejamento diário é prever quantos pomodoros vou precisar para cada atividade. Quando usei o Productivity Planner, eles sugeriam que cada atividade do dia não tivesse mais do que 5 Pomodoros, ou seja, 125 minutos ou 2h05.

 

 

No começo achava estranho, pois na época das listas eu não tinha muito critério em quanto tempo deveria de fato dedicar a cada atividade, simplesmente ia fazendo, fazendo, fazendo. Quando cansasse ou surgisse algo mais urgente, parava e seguia para outra.

 

Ao adotar o Pomodoro (no meu caso de 30 minutos), pego as atividades do dia e decido quantos Pomodoros serão dedicados a cada uma delas, limitando a 5 atividades por dia. Vão ter vezes em que vou precisar de quase todos os 5 pomodoros ao longo do dia, em outras é possível fazer mais com menos tempo.

 

No planner diário de brick lane (baixe grátis aqui) já há espaço para incluir o número de pomodoros previstos para cada atividade (1º quadradinho), ao ir cumprindo os 30 minutos, ou seja, cada pomodoro, marco os quadradinhos menores (são 5, lembra?). Ao finalizar a atividade, coloco no último quadrado (o maiorzinho) o total de pomodoros realmente usados na atividade.

 

Parece complicadinho, mas não é. Acredite 🙂

 

E pra me ajudar com isso, também testei vários apps de Pomodoro e o que mais amei e uso há quase dois anos é o Tide. Ele foi meu escolhido por ser muuuuuito lindo (ahhh, ele é lindo demais!), gratuito e ter outras funcionalidades que vão além de um simples timer.

 

Consigo configurar com o tempo que quiser, ou seja, uso os 30 minutos (e não os 25) com 5 de intervalo. E ele aceita 😉

 

Você ainda pode ouvir sons da natureza, de chuva ou de um escritório enquanto o utiliza. Mas como música é muito importante pra mim, deixo ele silenciado e vou combino com o Spotify.

 

Pra marcar o início e o fim do seu período de concentração (quando virá o seu tempinho de intervalo), ele avisa com um sinal sonoro e  uma notificação na tela do celular “Focus finished: Break started automatically” (Fim da concentração. Intervalo começou automaticamente). Na hora de voltar ao foco total, a mesma coisa: um “plim” e a mensagem “Break ended. A new focus has been startedâ” (Fim de intervalo. Um novo período de concentração começou).

 

agencia_brick_lane_blog_organizacao_empreendedorismo_aplicativo tide

Todo dia uma inspiração diferente na abertura do app

 

Recentemente o Tide passou por um make over e tá ainda mais bonito e funcional. Agora ele te dá as boas vindas com uma frase inspiradora, tem nova função de alarme e pra sonecas (hummm, delicinha) e, um feature super importante: Breath!

 

Você pode escolher essa opção e parar alguns minutos pra respirar! Nessa forma de meditação, é só escolher quanto tempo quer inspirar e expirar de forma guiada (vai de 1 a 15 minutos) e dar o start! Incrível, não?

 

Em resumo: se você está aí brigando pra conseguir ser mais certeiro com suas atividades diárias, tocar o seu projeto criativo com mais organização ou, ainda, fazer com que seu empreendimento finalmente decole, e já tentou de tudo, acho bom dar uma olhadinha mais de perto no Tide e no Pomodo, essa duplinha maravilhosa com certeza vai te ajudar a sair do limbo das To Do lists intermináveis e sem foco.

 

Aqui os links pra baixar:

 

Apple Store  

Google Play  

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

categoria: